terça-feira, 18 de setembro de 2012

Infância na Mídia, 07 a 14 de Setembro ...

 
Em 2011, foram registradas 16 mortes para cada mil crianças contra 58 em 1990
 
O número de mortes de crianças com menos de cinco anos caiu 73% nas últimas duas décadas no Brasil, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O país é o quarto no ranking de avanços, atrás apenas da Turquia, do Peru e El Salvador, países que mais obtiveram conquistas na prevenção a doenças infantis. Em 1990, 58 crianças morriam para cada grupo de mil. Já em 2011, o número de mortes para cada mil crianças foi de 16. As famílias do Brasil ainda perdem muitos bebês devido às causas neonatais, problemas ocorridos no pós-parto. Nos últimos 20 anos, houve queda da mortalidade na maior parte dos países examinados pelo Unicef. Os dados do Relatório de Progresso 2012, intitulado “O Compromisso com a Sobrevivência da Criança: Uma Promessa Renovada”, mostram que as mortes de crianças com menos de cinco anos caíram de 12 milhões em 1990 para 6,9 milhões em 2011 no mundo todo.
[Gazeta do Povo - Vida e Cidadania, p.10 - 14/09/12]
 
 
Testes de português e matemática serão aplicados para alunos do 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do médio
 
A Secretaria de Estado de Educação (Seed) vai aplicar, no dia 22 de novembro deste ano, uma avaliação própria nos estudantes do Paraná em todas as escolas estaduais. O exame apresentará, também, questões sobre práticas pedagógicas e de gestão, que devem ser respondidos por professores e diretores, respectivamente. O Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (Saep) é semelhante à Prova Brasil, mas pretende ser mais específico. De acordo com a Seed, o teste não servirá, a princípio, para definir políticas de intervenção nas escolas com baixos rendimentos. Assim como na Prova Brasil, os alunos serão avaliados em apenas duas áreas do conhecimento. Serão 52 questões: 26 de português e 26 de matemática. No início do ano que vem, alunos de outras séries ainda não definidas também participarão do Seap. 
[Gazeta do Povo - Vida e Cidadania, p.4 - Jônatas Dias Lima - 13/09/12]
  
 
Se for sancionado, atividades comerciais ou sociais voltadas à criança serão obrigadas a ter o “Selo Criança Segura”
 
Um projeto de lei que institui o Selo Criança Segura, que regulamenta a segurança para brinquedos de parquinhos, foi aprovado na terça-feira (11) pela Câmara Municipal de Curitiba. Se for sancionada pelo prefeito, qualquer atividade comercial ou social voltada à criança será obrigada a ter o selo, que será concedido pela prefeitura. A lei determina que o selo fique exposto em um lugar de fácil visualização. A previsão é que o Executivo analise os locais que dispõem de brinquedo. Como critério de avaliação, serão aplicadas as regras de órgão competentes no âmbito da segurança, como a Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT). A multa pelo não cumprimento da lei será de R$500.
[Gazeta do Povo – Vida e Cidadania, p.13 – André Simões – 12/09/12]
 
 
Centros de ensino e outros lugares estratégicos da cidade vão receber 138 equipamentos
 
Escolas e centros de educação infantil da cidade de Londrina terão 138 câmeras de monitoramento. As instalações começaram na terça-feira (11). Os aparelhos serão colocados, inicialmente, em 49 unidades da rede básica de ensino, que conta com 79 escolas e 19 centros de educação infantil. As imagens serão visualizadas 24 horas por dia pela Guarda Municipal. A central de monitoramento conta com 83 aparelhos instalados e as gravações ficam armazenadas por um período de 30 dias.
[Folha de Londrina – Geral, p.7 – Danilo Marconi – 12/09/12]
 
 
Assumir tarefas que os filhos já poderiam fazer impede o desenvolvimento emocional e social da criança
 
Alguns pais tentam poupar crianças e adolescentes de perigos e frustrações, preocupando-se em excesso com a proteção dos filhos. Esse comportamento é criticado por psicólogos, assim como a negligência. Descaso com os filhos e superproteção se igualam quando são considerados os riscos para o desenvolvimento social, emocional e físico dos pequenos. O padrão crescente de família com filhos únicos e pais tardios piora esse quadro. A psicóloga Graziela Sapienza ressalta que é importante que os filhos passem por situações de frustração e as superem com o apoio da família. Para que esse processo não seja maléfico, é essencial que os pais não exijam comportamento exemplar nas primeiras tentativas das crianças. 
[Gazeta do Povo - Vida e Cidadania, p.11 - Adriana Czelusniak - 11/09/12]
 
 
Cerca de 20% das internações no estado de São Paulo são de crianças com menos de um ano
 
Casos de complicações por pneumonia resultaram em 35 mortes por dia no primeiro semestre deste ano no estado de São Paulo. O levantamento feito pela secretaria estadual aponta que cerca de 20% das internações notificadas foram de crianças com menos de um ano. O grupo etário de até dois anos de idade se torna mais suscetível a pneumonias porque seu sistema imunológico ainda está em desenvolvimento. O pneumologista Fábio Pereira Muchão indica algumas medidas preventivas, como alimentação saudável e vacinação em dia. Desde 2010, a vacina pneumologista 10-valente faz parte do calendário de imunização do Sistema Único de Saúde e está disponível gratuitamente nos postos de saúde para crianças de dois meses a um ano e 11 meses de idade. A vacina contra a gripe também é eficaz na prevenção à pneumonia. 
[Gazeta do Povo - Vida e Cidadania, p.13 - 09/09/12]
 

 
Esta é uma publicação semanal com o resumo das principais matérias sobre infância e adolescência publicadas  nos jornais Folha de Londrina, Gazeta do Povo, Jornal da Manhã, O Paraná e Tribuna do Paraná.
 
Equipe Infância na Mídia: Douglas Moreira, Vanessa de Paula Machado, Ariene Rodrigues e Vinícius Torresan.
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário